quarta-feira, janeiro 02, 2008

Dia da Vassoura


Sem ressaca da comprida noite, estou de volta ao teclado para compor algumas palavras que me traduzam neste dia primeiro.
Conferindo as minhas contas, para apurar o saldo de 2007, noto que parte delas estiveram paradas o ano inteiro. Foram abertas, há não sei quanto tempo e com que capital, e não são movimentadas por nenhum dos titulares. Nem me darei ao trabalho de saber se algumas têm saldo de jeito vou, simplesmente, encerrá-las e apagá-las dos meus registos.
Sou obrigado e estou determinado a simplificar a minha vida, em todos os sentidos. Vou fazer o balanço e análise das minhas contas com: despesas, relações, tempo, ocupações, interesses, hábitos, costumes, consumos e coisas. Vou instaurar, definitivamente, o meu "Dia da Vassoura" para a limpeza geral.
O "Dia da Vassoura" (marcado à toa) foi, durante muito tempo, o meu grito de guerra à limpeza de casa. Nesse dia, muitas das coisas que ganhavam pó - excepto as garrafas de tinto velho -, bolor, ferrugem, "verdete", incomodavam a vista ou que nunca eram utilizadas iam direitinhas ao contentor do lixo ou, se alguém lhe visse utilidade, a outro lar.
Finalmente, o Dia da Vassoura vai ter data certa e ser aplicado em muito mais coisas, para além da casa.
Darei atenção aos "manuais do utilizador", "prazos de validade", prazos de utilidade, frequência de utilização, data da última utilização, grau de utilidade, sinais de inutilidade, funcionalidade, actualidade, espaço de ocupação, rentabilidade, consumo de energia, índice de poluição, grau de satisfação, etc.
Espero, sinceramente, não criar um deserto à minha volta. Quanto à data, vou fazer umas pesquisas nas minhas antigas agendas e pela Net e cá voltarei.

2 comentários:

Å®t Øf £övë disse...

Pedro,
O final de cada ano, faz-nos sempre sonhar com grandes mudanças... e grandes vassouradas em quem teima em nos azucrinar a paciência. Tu decidiste "varrer a casa" a partir do ínicio deste ano, e eu optei por fazê-lo no final de 2006. E digo-te que resultou, porque passado um ano, e fazendo o respectivo balanço, a "casinha continua limpa".
Abraço.

foryou disse...

Ainda viras bruxa e voas na vassoura, Pedro. lol
Um bom ano para ti e boas vassouradas mas tem cuidado não deites fora nada que venhas a precisar depois :)