sábado, fevereiro 23, 2008

O Meu Olhar Sobre o Mundo

Fui descansar "à sombra" da Serra da Lousã, um local magnífico... a serra, porque a cidade não é muito atractiva. A parte nova é desinteressante, e a zona antiga está praticamente abandonada, apesar dos inúmeros solares e palacetes que por lá existem.

Mas a Serra da Lousã tem algo de especial que ainda não sei bem o que é. Talvez sejam as maravilhosas e exuberantes paisagens, algumas de cortar a respiração pela sua beleza e magnitude... ou talvez tenha sido a companhia.
O que de melhor a Lousã nos oferece é o seu espaço natural... a serra, com as suas aldeias serranas com casas de xisto... lindas, onde os sentidos despertam, e em que dá vontade de conhecer todos os seus recantos. Um bom local para quem quiser viver longe de tudo, apenas rodeado pelo silêncio, pelos veados, javalis, e milhafres.

Ao falar da Serra da Lousã não me posso esquecer de falar no Castelo de Arouce, situado no topo de um outeiro, e que se assemelha à quilha de um navio.
A Serra da Lousã é um local especial, quase mágico. Adorei lá estar, porque me ajudou a hierarquizar as prioridades da vida, e faz-me perceber e acreditar que a simplicidade nos torna mais humanos, porque nos faz sentir que ser diferente num mundo igual, faz de nós pessoas tão especiais, únicas, e belas.
A Serra da Lousã tem este encanto: o de despertar em nós sentidos...

7 comentários:

Dä®k Añgë£ disse...

Art,
Uma coisa é certa, há locais, espaços, e momentos que nos encantam, e deixam-nos arrebatadoramente em êxtase. Talvez seja a sua beleza que nos consiga transmitir serenidade e tranquilidade, deixando-nos profundamente em paz.
Quando nos deparamos com lugares assim, somos como que convidados a aproveitar o momento para fazer uma reflexão pessoal à nossa vida, à vida dos outros, e ao mundo. Pensamos nos caminhos a trilhar, e a seguir, e nos valores pessoais a manter.
Beijinhos.

Ana disse...

Art,

Agora fiquei cheia de vontade de "fugir" para um lugar assim...

Beijinhos

foryou disse...

Um lugar lindo (a serra, claro)! As paisagens serrãs são sempre espectaculares, acho que nos fazem sentir um misto de poderosos e insignificantes.
É bom quando olhamos à volta e conseguimos "ver", não é Art?!
Bjs

Dulce Gabriel disse...

Espectacular,Art.
Continuas com muito bom gosto.
Conheço essas paisagens.
Há tanto tempo que aqui não vinha!
APROVEITO PRA DEIXAR UM XI-CORAÇÃO PARA OS MEUS AMIGOS DE SEMPRE.

Alx disse...

Pelos vistos, tenho que ir à Serra da Lusã... para arejar!

As fotos estão lindas! Este castelo tem uma imponência extraordinária. Talvez seja por termos a possibilidade de nos confrontarmos com esta beleza natural e longínqua que falas em "despertar sentidos".

Beijoca e, obrigado pela paciência ;)

Alexandra

Tazaroteno disse...

Oi Art que grande escolha, estou surpreendido, a Lousã é o meu retiro e onde encontro a minha paz e recarrego as minhas energias

Pp disse...

Pois amigo Art, um local paradisiaco, se a este pedaço de ceú juntares uma companhia também estrelar... então podes dizer que estás no paraíso.
Abraço