segunda-feira, dezembro 22, 2008

mais um Natal

Natal… mais um Natal. Olhou pela janela o campo verde, a serra de um lado, o mar do outro. No jardim alguns narcisos espreitavam em redor do pequeno lago gelado. As gotas fortes da chuva escorriam ao longo do vidro. Puxou o cortinado. Aproximou-se da lareira para atear a lenha que crepitava. Sentou-se calmamente, no grande cadeirão ao lado da enorme árvore iluminada. O cabelo grisalho cortado, as rugas no rosto vincadas e a imensa ternura estampada. O ameno ambiente aconchegou-o e fechou os olhos sobre si mesmo.

De pijama azul e pantufas fofas, saltitava em redor dos embrulhinhos multicolores. Os caracóis emolduravam-lhe a face ligeiramente rosada, onde sobressaíam os grandes olhos negros como carvão. Toda a sua expressão se concentrava naqueles enormes olhos, no nariz pequeno e nos lábios muito vermelhos. Nas mãos os pequeninos dedos, de unhas imaculadas, desatavam avidamente os lacinhos e fitinhas sobre o papel colorido. A cada nova surpresa desvendada o sorriso rasgava-se e um radioso aaaaahhhhh soava por entre gargalhadas e obrigados.

Acordou, já passava das oito. Na lareira a lenha ardia em imponente chama escarlate. Atrás de si o peru sobre a mesa, as velas encarnadas nos castiçais de prata, o serviço de porcelana, os talheres do faqueiro, as nozes, as passas, as broas, os chocolates e o famoso bolo-rei. Syle rondava-lhe as pernas, saltitando em breves piruetas, num miar de chamamento. A campainha da porta suava insistente abafando a música de Natal esquecida na velha aparelhagem.

De robustas botas ensopadas, as calças pretas molhadas, o casaco azul salpicado, um chapéu-de-chuva a escorrer. Os caracóis caindo sobre a face, o sorriso aberto nos lábios muito vermelhos e os enormes olhos negros expressivos, no rosto suavemente barbeado. Nas mãos firmes o embrulho.


“está um tempo…”

“pois é filho… o tempo…”


FELIZ NATAL

1 comentário:

Å®t Øf £övë disse...

foryou,
Lindo e cheio de encanto este pequeno "pedaço" sobre mais um Natal.
O Natal é um dia mais do que especial, porque é nesta época de festividades que os olhinhos, o sorriso, e o olhar das crianças adquirem um brilho intenso que significam esperança. Talvez por isso se troquem presentes só para vermos a alegria no seu olhar ao ganharem os seus presentes, tal como a tua criança fez nesse dia que nos falas neste teu texto. Entretanto os anos passam, e ele deixa de acreditar no Pai Natal, para passar a ser ele próprio o Pai Natal, mas mesmo nessa condição, ele não deixa de se lembrar da sua infância, e do tempo em que para ele o Pai Natal existia mesmo, porque assim alguém o fez acreditar. E quando a campainha da porta tocou, e ele surgiu com o embrulho nas mãos, ele trazia consigo a magia do Natal, com todas as recordações na memória dos Natais em que era pequenino, e é por essas mesmas lembranças que o Natal tem a capacidade de até aos adultos encantar, porque no fundo de cada um de nós sempre existirá no nosso coração a magia do Natal. Assim... puro... perfeito... aos olhos dos adultos... como aos olhos de qualquer criança...


A ti foryou por toda a tua companhia, ternura, e presença constante aqui no "Pedaços" durante este ano, não posso deixar passar este Natal, sem te desejar que o teu Pai Natal te traga embrulhado em papel doirado, com um grande laço vermelho, tudo aquilo que mais desejes.

FELIZ NATAL!!!

Beijinhos.