sexta-feira, dezembro 26, 2008

O Meu Olhar Sobre o Mundo

Bilbao... cada vez gosto mais desta cidade. Fico sempre com uma enorme vontade de voltar para descobrir novas rotas. Já sei que a política por lá pega fogo, e eu sou contra a violência terrorista, mas cada vez que vou a "terras bascas" entendo melhor o seu desejo de independência, porque eles têm um "país" muito diferente do resto de Espanha.



Bilbao
é uma cidade nascida do seu porto, e que fica no País Basco, que é uma região localizada entre o norte de França e a Espanha, e a principal característica pela qual é conhecida esta zona, é pela sua incessante luta pela independência. Mas isto por si só não chega para descrever esta zona, é demasiado redutor para tanta beleza.


Bilbao é uma cidade com personalidade, com um povo singular que sabe receber com atenção e simpatia, e ainda tem a sorte de contar com excelentes museus, edifícios, praças, e bairros muito interessantes. Os Bilbaínos têm também uma gastronomia que merece ser conhecida, onde em qualquer "biroska" se come muito bem, por isso podemos fazer em ir "de pinchos" pelo "Casco Viejo" um roteiro obrigatório.


Bilbao é uma cidade onde o moderno e o antigo se conjugam em perfeita harmonia. A parte velha de Bilbao (Casco Viejo) é o coração da cidade, e situa-se na margem direita da ria, entre a ponte de San Antón, e a Igreja de San Nicolás. Para além do famosíssimo Museu Guggenheim, tem também o Mercado de La Rivera, Igrejas bonitas, lindos passeios e jardins contornando a ria, bares animados, bons restaurantes, ruas limpas, e pessoas amáveis.

Desta vez não deu tempo para descobrir e visitar as cidades vizinhas, mas como sempre acontece, voltou a ficar a enorme vontade de voltar para continuar a exploração...


fotografias: Å®t Øf £övë
música: Abro La Ventana

2 comentários:

foryou disse...

estou muitoooooooooooooo zangada contigo!!!! então tu vais para Bilbao e nem levas aqui o pessoal contigo???!!! não se faz!! :P

Bilbao é mesmo uma cidade lindissima e cheia de contrastes. Aliás toda a zona basca é lindissima e concordo contigo: é completamente diferente da restante Espanha. A parte do terrorismo abstenho-me de comentar...

Dä®k Añgë£ disse...

Art,
O lugar mais lindo do mundo é para mim sempre onde tu estás, mas quero que um dia me leves a esse lugar, porque ele deve ser muito lindo como dizes. E então bem acompanhada... a caminhar de mãos dadas... uiiiii... até me dá arrepios....
Por isso faz o favor de me vires buscar, agarrar, e levar-me até lá na tua próxima exploração de descoberta de novas rotas. Tira-me daqui, depressa, sim? Antes que seja tarde de mais, pode ser? Consegues prometer-me isso? Eu preciso, eu preciso mesmo...
Beijinhos.