sábado, fevereiro 21, 2009

O Meu Olhar Sobre o Mundo

A neve é divertida
A neve é branca
A neve é fofa
A neve é leve
A neve é fria

A neve parece sal
A neve parece açúcar
A neve parece farinha
A neve parece espuma
A neve parece chantilly

Eu gosto de neve!!!

Gosto da Serra da Estrela, com ou sem neve, mas sobretudo com neve, porque não há nada como a neve para nos suavizar, tornar mais doces, e termos a verdadeira noção da plenitude. A Serra da Estrela não é só Torre, há também as aldeias, os trilhos, a fauna, a flora, a geologia, as paisagens, e as populações.

Gostei de subir à Serra, porque quanto mais andávamos, mais lindo se tornava... e com -5ºC... tornou-se lindo abrir a porta do carro, que estava quentinho, e sentir aquele ar de cortar a respiração... geladíssimo. Apanhamos chuva, trovoada, sol, nevoeiro, granizo, e finalmente... neve. Houve um pouco de tudo para todos os gostos. Um espectáculo impressionante... um privilégio.

A grandiosidade da Serra da Estrela está em tudo... no tamanho, no ambiente, no ar, na gastronomia, no artesanato... e em tudo o que faz deste lugar, um lugar único. A Serra da Estrela transporta-nos para a vida tradicional das pequenas aldeias, para a riquíssima gastronomia, repleta de enchidos, e claro o famoso queijo da serra. No artesanato temos todos aqueles casacos de pele que nos fazem ter vontade de os trazer a todos.

É bom conhecer o outro lado do nosso país de mar. Conhecer o lado serrano, dos queijos, pastores, compotas, histórias, e castelos. A Serra da Estrela é tudo isto, e muito mais... é um óptimo destino.

fotografias: Å®t Øf £övë
música: Encosta-te a Mim

4 comentários:

Ana disse...

Art,

Confesso que as únicas coisas que me agradam para esses lados, são mesmos os enchidos, os queijos, os petiscos...

Não gosto de frio, nunca me dei bem com ele, logo... dispenso a neve.
Sou o tipo de pessoa que, se pudesse, saltava esta estaçao do ano, hibernava, emigrava, etc.
O frio deixa-me inactiva, preguiçosa, desmotivada, sem vontade de sair da cama de manha e desejosa por voltar a casa ao fim do dia.
Sou, definitivamente, uma mulher do Verão, do calor, das praias, de muito sol e pouca roupa hehehe...

Já os petiscos, os enchidos e os queijos... ai os queijos!!... esses são uma tentação á qual não resisto!

Beijinhos

foryou disse...

não gosto de frio mas adoro neve, embora não me tivesse agradado aqueles anos de estudante em que vivi com ela 2 anos.

o nosso país tem locais lindissimos, belas paisagens quer de mar quer de serra, "restos" de história (que deviam estar melhor conservados) e uma gastronomia de crescer água na boca.
enfim... um país que podia enriquecer à custa de um turismo bem organizado, explorado e aproveitado, não fosse a proliferação de cabeças ocas

beijinhossss

Shiazinha Star Eyes :) disse...

Olá Art :)

Continuas o mesmo romântico de sempre. Agora tenho menos tempo para me dedicar aos Blogs, mas continuo a adorar passar por aqui. Quanto à Serra da Estrela está tudo dito. Faz parte de todas as minhas origens. Como compreendo o que sentiste nessa visita! Continua a escrever aqui e nunca deixes morrer os teus espaços de divagação!

Fica bem! :)* ;)

Dä®k Añgë£ disse...

Art,
Gosto muito de andar de carro a ver, e a sentir a chuva cair, tanto quanto gosto de ir à serra ver a neve, e tocar-lhe, senti-la, e brincar com ela até cair de tanto rir.
Mas mais do que isso gosto de comer um bom queijo da serra, um bom vinho, e um bom pão. Como gosto imenso de queijo, onde quer que vá, tento provar as variedades locais. Ainda me lembro da primeira vez que comi um queijo da Serra da Estrela. Foi paixão à primeira vista, e o seu sabor marcante ficou para sempre na minha memória.
Adoro ir à Serra da Estrela passear e comer, ou melhor, comer e passear.
Bj.