sábado, janeiro 21, 2006

O melhor comentador do mundo...

O melhor comentador do mundo – tanto quanto se pode saber – chama-se anónimo. Tão anónimo que nem ele próprio sabe quem é. Só sabe que é o anónimo perfeito. Umas vezes procura usar com decência as palavras, outras não... Mas nada disto o preocupa minimamente, pensa sem quaisquer afectos. Escreve sem pestanejar.
A caixa de comentários abre os blogues, mas potencia a baixeza e obriga por vezes a ter que se fechar aos prevaricadores a porta de liberdade de expressão que se abriu a todos.
Os blogues continuam a ser um espaço selvagem, quase sem regras, ou melhor, escapam à maior parte das regras e constrangimentos que estruturam o espaço público. Isto é basicamente positivo, sendo em consequência negativo adoptar como princípio de conduta, a ideia vulgar de que muita gente não merece, por não saber usá-la, a liberdade que lhe dão.
Dir-se-ia que o bloguista dispõe de algum poder sobre os outros, mostrando-se generoso - se abre caixa de comentários - ou revelando-se arrogante - se a fecha ou nunca a abriu.
Da parte do comentador anónimo, o desejo de comentário é o desejo de se exprimir facilmente. O blogue alimenta essa ilusão de que qualquer um pode escrever, e que qualquer um tem coisas para dizer. Como nem todos alcançam a forma da escrita, como nem todos chegam à iniciativa de por si próprios, abrirem o seu blogue, como nem todos sabem escrever - a caixa de comentários permite-lhes escrever sem pudor nem gramática. Permite-lhes dizer de facto qualquer coisa. Permite-lhes exprimirem-se, sempre à custa, e sobre os outros.

4 comentários:

Lis57 disse...

Querido Art
Concordo com tudo que escreveste sobre o comentador anónimo, mas acho que muito mais se pode esconder por trás da máscara de um anónimo.
Pode dar erros ortograficos prepositadamente e até pode ser também o próprio bloguista comentando-se a si próprio como anónimo.Nunca pensaste nisso? Eu já, pois podemos nos nossos blogues impedir que sejam escritos tais comentários.
Quem não impede de os ter, é porque esses comentários não o incomodam.

Beijos.Boa semana.

Tazaroteno disse...

Acrescento mais ainda ao teu texto, ser anónimo é ser fraco, esconder-se atras da capa do anónimo é uma enorme cobardia, abaixo os anóninos.

Elsa disse...

Acerca deste tema,... muito haveria para dizer.
Os frustrados, ciumentos, invejosos, pessoas de mal com a vida que se escondem sob a capa do anonimato não valem as linhas que gastamos com eles...
... não têm qualquer tipo de crédito... tal como as fontes anónimas para nós jornalistas. E como as opiniões de cada um, que valem o que valem...
As suas palavras são usadas como escape para que se sintam bem a atirar as palavras com raiva para cima dos outros, são uns pobres coitados.
Concordo com a Lis57 quando diz que só os aturamos enquanto queremos... quando deixarmos de o fazer eles seguirão com as suas frustrações para outras "paragens"...
Espero que os anónimos te deixem em paz... de vez.
Um beijo e boa semana

Dä®k Añgë£ disse...

Art,
Este é um tema tão polémico como real na blogosfera...
Mesmo assim o melhor que temos a fazer é continuar e ignorar esse tipo de comentários, porque me parece que eles têm como objectivo fazer com que cada um de nós desista do seu espaço para não ter problemas.
Acho que a melhor resposta que se pode dar a este tipo de situações é ignorá-las e seguir em frente o nosso caminho.
Vê lá que até eu no meu blog, onde praticamente não tenho visitas nem comentários, já lá tenho alguns comentários anónimos.
A sério, isso não me chateia, nem incomoda.
Beijos.