quinta-feira, maio 15, 2008

Máscaras

Hoje fui visitar o Museu do Oriente, onde está uma interessante exposição sobre máscaras da Ásia. Fica uma imagem:

E em jeito de reflexão: atrás de que máscaras nos escondemos? Quantas máscaras temos? Gostamos do que vemos ao espelho?

1 comentário:

Å®t Øf £övë disse...

Orlando,
Sinceramente, sou da opinião que cada um de nós tem as suas próprias máscaras. Quem não as tem? A diferença está em que uns usam-nas mais do que outros, mas todos interpretamos diversos papéis, e é aí que usamos a máscara que mais se ajusta a cada situação.
As pessoas escondem-se atrás das máscaras, para parecerem sempre bem, porque é difícil mostrar as nossas próprias fragilidades para os outros... mostrar que erramos... que nem sempre pensamos antes de agir... que também somos humanos... e vacilamos.
Acho que utilizamos as máscaras por termos medo de não sermos aceites como realmente somos, e por termos receio de sermos marginalizados, e não percebemos que chega sempre um dia em que as máscaras caem. Por isso o melhor é tirarmos as máscaras, e encararmos a realidade, aprendendo a viver com as nossas imperfeições, sem estarmos à espera que elas sejam reveladas de repente. Temos que ter a consciência que a grande maioria das vezes o melhor é sermos verdadeiros, e deixar as máscaras de lado.
Abraço.