quarta-feira, outubro 22, 2008

Onde começa… até onde vai…

8 da manhã, um grupo de jovens entre os 11 e os 13 anos agride selvaticamente um cão até o deixar ferido, assustado e enraivecido. Numa aberta o animal consegue fugir entrar num edifício e refugiar-se numa divisão. Sem saber o que se passara, um adulto aproxima-se calmamente e vendo-o ferido e assustado tenta fazer-lhe uma festa para depois o tirar dali e tratar. Mal se aproxima o cão atira-se a ele cravando-lhe fortemente os dentes.

(…)


- E agora? Que lhe acontece?

- Vamos levá-lo para o canil e o mais provável é que seja abatido.

(…)

Processo de inquérito aos miúdos


- Porque bateste assim no cão?

- Eles também estavam a bater.

- Mas tu, porque lhe bateste tu???

- Não sei.

- E tu? Porque estavas tu a bater assim no cão??

- Não sei.

- E tu?

- Eu cheguei lá, eles estavam a bater e eu também bati.

- Mas porquê???

- Não sei.

(…)


O que leva um grupo de jovens a uma atitude destas? Que vivências tiveram durante os 11 ou 13 anos de vida que os transformou nestes agressores? Que valores (ou a falta deles) lhes foram transmitidos ao longo da vida? Que educação estamos a transmitir aos nossos descendentes? Onde começa e até onde vai a selvajaria destes jovens?

:(

1 comentário:

Å®t Øf £övë disse...

foryou,
Este relato que aqui fazes, não deixa de ser dramático, mas acima de tudo muito preocupante.
Infelizmente cada vez mais a agressividade tornou-se um padrão de comportamento entre os jovens, principalmente como forma de resolverem os seus problemas. Na minha opinião quem tem maior dose de responsabilidade neste tipo de comportamentos são os pais, com atitudes como a rejeição, a falta de amor, a falta de saber impor limites, ou ao serem permissivos demais. Ou então precisamente pelo oposto, por serem pais extremamente rígidos, exigentes, e violentos, que provocam nos jovens a agressividade como forma de represália.
O importante na educação (e que se vai reflectir por toda a vida), é haver equilíbrio. O que parece fácil, mas é na realidade extremamente difícil.
Se não se conseguir esse equilíbrio os jovens vão desenvolver sentimentos de insegurança, ansiedade, e dificuldades de se integrarem com os outros jovens. Este tipo de jovens vêem na agressividade a única forma de resolverem os seus problemas e conflitos.
A agressividade é naturalmente um traço de personalidade, porque se um jovem é agressivo, é porque é influenciado. Quer seja pela família, pela escola, pela televisão, ou pelas amizades.
A única forma que eu vejo para se evitar que os jovens se envolvam em situações como esta que tu descreves, é dando-lhes muito afecto enquanto crianças, porque esse é o caminho mais tranquilo, e menos doloroso para lhes tirar a tensão e ser possível "domesticá-los". É preciso é saber usá-lo...
Beijinhos.