sábado, novembro 01, 2008

"E agora?"

Cena verídica ocorrida hoje num centro comercial da capital:

As escadas rolantes seguem cheias. Todos olham para cima, ou para a escada fronteira que desce. A certa altura, a escada deixa de subir. Pára. Muitos dos seus momentâneos "passageiros" ficam desorientados, espantados, sem saber o que fazer. Uma criança pergunta:
- e agora?

Por regra, não paro em escadas ou passadeiras rolantes, e irrito-me quando as pessoas param e bloqueiam a passagem. Tenho para mim que o objectivo destes apetrechos urbanos é fazer com que as pessoas cheguem mais rapidamente ao outro lado, não servirem-se delas como uma espécie de teleférico junto ao chão.
Por isso, hoje esta cena foi de uma ironia suprema. As pessoas já nem sabem subir escadas e ficam perdidas perante coisas tão simples.
Que raio de pessoas fazem parte desta sociedade?

3 comentários:

Pedro Arunca disse...

Somos animais de hábitos condicionados e de mentes pouco rolantes. O que dantes era óbvio deixa de o ser. O natural cede caminho ao artificial. Qualquer dia deixamos de falar. Que raio de sociedade faz estas pessoas....
Abraço

foryou disse...

Eh pah mas uma escada rolante parar é de veras uma catástrofe, eu diria uma calamidade!!! Aposto que houve alguém que ficou ali uma imensidão de tempo à espera que a geringonça começasse a andar outra vez!!

Sabes uma das palavras que repito mais vezes enquanto trabalho? "pense!!!" Assusta-me esse facto... "bolas, não esteja à espera que lhe ensinem tudo, que tragam tudo de bandeja, que eu seja a sumidade do saber, senão vira robot!! Por favor, pense!! Use os neurónios que eles não são bibelot!!" E quando o seguem esse "pense!" garanto-te que vão muito mais longe.
Não é a escada que me assusta, é o facto de deixar de se usar as capacidades que temos! E são tantas! Que desperdicio...

Å®t Øf £övë disse...

Gonio,
Isto só prova como cada vez mais o ser humano está dependente das máquinas e das novas tecnologias. Quando algo não funciona as pessoas ficam sem reacção sem saberem o que fazer. E as crianças são o principal espelho da sociedade em que vivemos. Mas esta cena verídica que tu nos relatas aqui, faz-me lembrar uma anedota que é mais ou menos assim:


- Ontem quando estava a subir as escadas rolantes do shopping e faltou a energia. Tive que ficar à espera 1 hora em pé até a escada voltar a funcionar.

- Mas a escada não tinha degraus?

- Claro que sim!!!

- Então porque é que tu não te sentaste?


:)

Abraço.