terça-feira, maio 05, 2009

Fotografia... minha última paixão!





Já devem ter reparado, até pela quantidade de fotos que tenho vindo a publicar, que esta é uma das actividades a que me dedico! Pois não se enganaram! Apesar de ter sempre gostado de ver fotografia e em tempos, que já lá vão, ter expressamente visitado Galerias no Porto com o intuito de apreciar exposições de fotografia e/ou pintura, nunca tinha abordado o tema do ponto de vista daquele que o cria ou gera!! Para isso muito contribuiu, para além da máquina que a minha família acaba de me oferecer, as fotos que recentemente revi de um amigo meu, fotógrafo e também pintor, cujo trabalho sempre apreciei!
Talvez o conheçam, chama-se "Feio" e tem um pub/bar na Ribeira do Porto (Rua da Fonte Taurina) o "Porto Feio" um espaço agradável onde ao mesmo tempo que se saboreia um bom Porto se pode apreciar belos quadros, na maioria das vezes de sua autoria (embora ocasionalmente também exponha pinturas de outros)! Visita que vos recomendo, pois se este espaço se mantém como dele me lembro (embora saiba que continua a existir, já lá não vou há mais de 10 anos!!!), vale a pena conhecer!...
Entretanto fica o aviso, é realmente feio mas atenção porque consegue ser ainda mais louco que feio! Duma sensibilidade exacerbada e extravagante torna-se alguém de contacto mais do que difícil... imprevisível! Mas tem uma alma enorme... de artista, basta ver os seus quadros e as suas fotografias para perceber!
Quanto ao meu recente trabalho, se gostam de fotografia, convido-vos a apreciá-lo num site que conheço e visito há já algum tempo, onde resolvi começar a publicar algumas das minhas fotos. Espero que gostem e sobretudo qualquer que seja a vossa opinão não se inibam de comentar, porque cada vez que publico fico sempre curiosa de saber como os outros vêm e sentem o meu trabalho e não pensem que com isto apenas pretendo elogios. Aliás gostaria mesmo que quem tem alguma experiência no assunto me desse sobre cada uma das fotos uma opinião detalhada, de ordem emocional mas também técnica... acima de tudo gostaria que com os vossos comentários me ajudassem a evoluir!
Aqui vai o endereço:
http://olhares.aeiou.pt/Lauraflores

10 comentários:

GONIO disse...

Também sou um "fotógrafo compulsivo"... É daquelas coisas que dão um prazer brutal. Andar na rua e "ver" as fotografias que podemos tirar. Eu sou assim: vou visualizando fotos nos sítios onde passo. Quando me lembro, depois vou lá registar fotograficamente... :)
Boas fotos!

Pedro Arunca disse...

Não sou pessoa indicada para opinar sobre o lado técnico. Paixões e emoção já me dizem qualquer coisa. Entendo que a ela supera todos os requisitos (secundário?) para o que quer que façamos. Sentir e agir.
Claro que a beleza, que captas pela objectiva, começa no teu sensível "olho clínico" e que bem sabes transmitir
Quanto ao bar....o Porto não me fica perto. Mas quem sabe eu vá nos próximos 10 anos. Deve ser lindo!
Agora sigo para os outros teus olhares.
Bj
Pedro

jardinsdeLaura disse...

Gonio,

Eu não sei se "isto" tem fases, mas se tem eu estou precisamente a passar por essa dita "compulsiva"! E tem piada que, como tu, acontece-me passar por sítios em que tenho verdadeiros "flash" e digo para mim mesma tenho que cá voltar!! É como se de repente "algo" dentro de nós, até ali quem sabe adormecido, acordasse e o nosso olhar se tornasse quase um instrumento cirurgico do nosso cérebro ao serviço do nosso lado emotivo!!
Obrigado pela força e não te esqueças de ir espreitar "olhares" e deixar a tua opinião!
Até mais logo!

jardinsdeLaura disse...

Pedro Arunca,

Pois nesse caso já somos dois, considero-me completamente leiga na matéria! Tenho-me deixado guiar pelo meu "feeling" e honestamente até acho que não me tenho saído mal! É claro que se calhar poderia fazer melhor se soubesse algo sobre o aspecto técnico da "coisa" mas deixo isso a cargo do tempo, da prática (que frequentemente conduz à experiência) e tb conto com os comentários daqueles que dominam para ver se me ajuda a evoluir! Além do mais adoro ser aprendiz!
Quanto ao pub/bar/galeria (tem um pouco de tudo) acredita que vale a pena! Quase que podias cantar "Eu quase morto no deserto e o Porto aqui tão perto!!" (lol)Se um dia lá fores depois diz-me o que achaste (com sinceridade)ok?
E já agora espero que durante o teu saltinho pelos meus outros "olhares" não te esqueças de deixar a tua opinião!
Até mais logo!

foryou disse...

este passo à frente que sobre fotografia já comentei lá do outro lado :)

Å®t Øf £övë disse...

Laura,
Já passei pela tua página no Olhares, e gostei do que por lá vi. Prometo que um dia deste passarei com mais tempo para te deixar alguns comentários por lá como forma de te servirem de incentivo para continuares.
Entretanto deixa-me que te diga que parece-me que a tua família ao oferecer-te uma máquina fotográfica nova, acabou por fazer despertar em ti uma paixão objectiva com corpo de vidro e metal, que te tem levado para lá do possível, e que te faz sonhar os momentos que não se repetem. E o delírio que tudo que vês provoca nos teus olhos, acaba por só encontrar sossego na imagem, que te acaba por revelar alguns segredos, não deixando nada no esquecimento. Não são unicamente clicks, porque existe sempre um suspiro a acompanhar, e uma vontade imensa de ires mais além, porque as fotografias são para ti o espelho quase perfeito de como tudo fica gravado em ti.
Beijinhos.

Ana disse...

Laura:

Também eu não sou uma perita em pormenores técnicos, mas sou, sem dúvida, uma interessada que tenta (às vezes em vão!) ter umas luzes sobre o assunto já que, diariamente, dentro da minha mala, anda sempre uma máquina fotográfica!

Gostei das tuas fotos e vou continuar a acompanha-las lá no Olhares... ou aqui, ou onde elas forem surgindo.

Beijinhos

jardinsdeLaura disse...

Foryou,
Ai já comentaste do outro lado? onde? no olhares? Quando acabar aqui vou lá dar um saltinho estou mortinha por saber o que todos vocês pensam! Obrigado pela força!

jardinsdeLaura disse...

Art of Love,

O mais incrível Art é que já havia em casa um boa máquina que há 2 anos tinha sido oferecida à "caçula" e nunca me deu para lhe pedir que me emprestasse e dar uma voltita com ela!! Acho que é tb e talvez sobretudo um estado de espírito!
E olha que descreveste com um rigor emocional quase milimétrico o que se passa comigo e esta nova paixão! Tocou-me! Obrigado Art pelo apoio! Tem um Bom Dia e at'e mais logo!

jardinsdeLaura disse...

Ana,
Também tu?! Que giro! Imagina tu que já sou o motivo de "chacota" número 1 cá de casa!!
"Não a meio de a largares!... por esse andar ainda lhe gastas a lente e lhe entopes a memória"
Muito queridas não são estas minhas filhotas?!?!
Mas eu é que não quero saber! Obrigado Ana pelo apoio... e agora vou-me que estou "mortinha" por ler os vossos comentários!
tem um Bom Dia e até mais logo!