segunda-feira, junho 01, 2009

Campanha sobre medicamentos genéricos

1 comentário:

Å®t Øf £övë disse...

Taz,
Para mim parece-me claro, e acho que todos já perceberam que a motivação das Farmácias não é o bolso dos cidadãos... Bem sabemos o quanto lutam pelos seus interesses instalados, e pelo seu monopólio de vendas. A sua real motivação é o lucro... E os medicamentos genéricos permitem às Farmácias obter maiores ganhos que os originais, logo, são a melhor opção. Podemos dizer que é uma relação em que ambos ficam a ganhar... O utente paga menos, e a Farmácia lucra mais.
Seria tudo muito bonito, caso os genéricos fossem garantidamente tão bons como os originais, só que nem sempre o são, há demasiados casos em que a cópia não supera o original.
Os laboratórios que produzem genéricos investem junto das farmácias, oferecendo-lhe grandes benefícios pela compra dos seus produtos, o que origina margens de lucro extremamente interessantes para as mesmas.
O que seria correcto seria fazer repercutir este tipo de benefícios e descontos dados às Farmácias, na factura final do cliente. Só que aqui neste ponto penso que as bondosas Farmácias portuguesas não estão de acordo comigo. A mim parecia-me bem... porque para o consumidor final era muito melhor, e justificava o súbito interesse "altruísta" das Farmácias portuguesas com a bolsa cada vez mais vazia de todos os portugueses. Isso sim era bonito, e ficavas-lhe bem.
Abraço.