sexta-feira, outubro 14, 2005

Amor e Paixão

Para reflectirem ....

É muito importante não se confundir o amor com a paixão dos primeiros momentos, que pode desaparecer. O verdadeiro carinho cresce na medida em que os dois estão mais unidos, porque partilham mais. Mas para partilhar é preciso dar. Dar é a chave do amor. Amor significa sempre entrega, dar-se ao outro. Só pelo sacrifício se conserva o amor mútuo, porque é preciso aprender a passar por cima dos defeitos, a perdoar uma e outra vez, a não devolver mal por mal, a não dar importância a uma frase desagradável, etc.
Por isso o amor também significa exceder-se, fazer mais do que é devido.

4 comentários:

Lis57 disse...

Tens toda a razão.Há uma grande diferença entre amor e paixão.
Eu prefiro o Amor, pois a paixão é um afecto intenso mas que desaparece rápido.
O Amor, esse pode durar uma vida.

Beijos
Bom fim desemana

Å®t Øf £övë disse...

Carlinha,
O que eu penso sobre o amor e a paixão, é que são de facto dois sentimentos diferente. Apesar da paixão ser um sentimento inferior ao amor, a sua força e a sua energia são os grandes responsáveis por nos movermos além de nossos limites, por avançarmos sobre os desafios e obstáculos. Quando estamos apaixonados fazemos coisas que a própria razão duvida. A paixão tem a ver com a realização pessoal. Nós imaginámos que alguém representa a materialização dos nossos sonhos e anseios mais íntimos, e transformámos a conquista dessa pessoa numa obsessão. Não é à toa que dizemos que quando estamos apaixonados vamos mais longe, e alcançámos mais. O perigo é a cegueira que a paixão nos trás. Por isso, a paixão é fundamental no início da conquista. Mas, para manter as nossas conquistas, nós precisámos evoluir os nossos sentimentos para o amor. A paixão leva-nos à conquista mas não a mantem. O amor sim. A paixão é efêmera, impulsiva, e obsessiva. Já o amor é prudente, constante, perseverante, compreensivo, e altruísta. Portanto para conquistar temos que nos apaixonar, e para manter as nossas conquistas temos que amar.
Bom fds.
Beijos.

Porquê? disse...

Carlinha,
concordo, amor e paixão são dois sentimentos diferentes. São muito bons os primeiros momentos de paixão, aventura, loucura, cegueira, enfim...
mas depois... fica o amor, a entrega, o dar sem nada esperar, o perdoar, etc, etc....
Beijos

Visible Silence disse...

Querida Carlinha,
São de facto dois sentimentos diferentes... como tão bem o Art os define...
Mas são dois sentimentos que se complementam... como diz o Art "Portanto para conquistar temos que nos apaixonar, e para manter as nossas conquistas temos que amar."
Ele é um entendido...!!! :):)
Mas eu acredito que é possível amar com paixão... sentirmos o fogo, excedermos os nossos limites para ultrapassar todos os desafios e obstáculos, sermos "loucos"... na procura da felicidade da pessoa que amamos e que nos ama... sem cegueira... mas com respeito, confiança, compreensão e principalmente muita amizade...
É dificil... mas não é impossível...